Medições

Medições de grandezas elétricas

As medições mais comuns em manutenção de subestações são: Medição de isolação por meghômetromedição do aterramento por terrômetro e medição de resistência de contato. Na medição de isolação por meghômetro, aconselha-se que seja feita por no mínimo 10 minutos, desta forma poderá obter os índices de Absorção e índice de polaridade além do fato de dar tempo para a medição estabilizar. A medição por terrômetro deverá ser feita com o maior numero possível de pontos, a conexão das hastes de apoio deverá variar no intuito de obter o valor correto da resistência, evitar locais úmidos para executar as medições. A medição de resistência de contato deverá ser feita por microohmimetro, este deverá ser aplicado nos pontos tomando o cuidado de obter uma boa conexão, ou seja, de uma forma que os terminais do aparelho não colaborem para que os valores sejam aumentados. Consultar sempre a tabela do fabricante do equipamento a medir, estas medições podem chegar na ordem de 60, 80 µΩ.

Algumas outras medições que podemos destacar são: Medição por injeção de corrente, medição de temperatura sem contato por infravermelho, medição por termografia

Medição de isolação

Aparelho conhecido como meghometro, emissor em corrente continua, Alguns aparelhos possuem memória para descarregar em computador, facilita a interpretação com a emissão de gráficos.

Com a medição mínima de 10 minutos, apresentará na memória do aparelho através de gráficos, além dos valores de isolação como em 30 segundos, 1 minuto e 10 minutos, os índices de absorção e de polaridade, que vem a ser uma característica de interpretação de gráficos a mais para o acompanhamento de equipamentos medidos.

A medição de equipamentos deve ser acompanhada das leituras como temperatura ambiente, temperatura do ponto medido, humidade relativa (%) e ponto de orvalho, conforme indicações da NFPA 70 B (2019).

Para interpretarmos os valores colhidos na isolação devemos transportar estes valores para escalas de transferências de temperatura (Tabela 11.21.3.1 – b), exemplo, uma medição colhida com uma temperatura a 20°C é diferente a isolação colhida a temperatura a 36°C, assim como a humidade do local também deve ser levada em conta para a melhor transformação de valores.

Nós adotamos a transformação a 20°C, assim quaisquer medições e em que época for sempre terá a mesma interpretação de evolução da isolação. Para os casos de medição de isolação para condutores de energia como cabos devem ser empregadas medições com aparelhos chamados de aplicação de tensão em corrente alternada, em corrente contínua temos o conhecido como (Hipot) que na qual existem limites para esta aplicação.

Meghometro com memória

A medição de isolação de condutores podem ser empregadas medições com aparelhos chamados de aplicação de tensão conhecido como (Hipot), procure utilizar aplicador de tensão em tensão CA, esta irá garantir melhor a aplicação desta medição, principalmente no que diz respeito a ao valor da tensão aplicada e o tempo de aplicação, se for curto demais não dará tempo de penetração e se for com tensão muito maior poderá danificar o condutor.

Medidor de aplicação de tensão (Isolação)

Medições de aterramento

Estas servem para nos informar de como está o ponto do aterramento elétrico, se está distanciando dos valores de projeto e serve para identificar se a problemas na malha. Nos casos em se tratar de uma malha de aterramento, os pontos com diferença maior que 20%, poderá indicar que neste ponto está com problemas.

Medidor de resistividade de solo e resistência de aterramento

Medição de resistência de contato

Aparelho conhecido como micro ohmimetro, utilizado principalmente em disjuntores, os valores encontrados devem estar na ordem de 80 µΩ, acima destes valores poderá estar ocorrendo corrosão nos contatos e ser a hora de substituição, verifique com o fabricante de seu equipamento os valores recomendados.

Medidor de resistência de contato

Medidor de injeção de corrente

Este conhecido como mala de corrente, possui a capacidade de injetar corrente em reles de proteção e analisar se está atuando ou não nos valores estabelecidos, não substituir calibração e aferição de reles.

Aplicador de injeção de corrente

Medidor de temperatura por infravermelho

Trata-se de uma pistola que emite luzes infravermelhas e capta a temperatura do contato, o grau de emissividade de cada material deve ser ajustado no aparelho, previne mal contato, servem para manutenções prediais.

Os valores coletados podem ser armazenados no aparelho e descarregados em computador.

Medidor de temperatura sem contato

Medidor por termografia

Trata-se de máquina fotográfica ou de filmagem com imagens térmicas mostrando a variação da temperatura na imagem, também armazenam imagens no aparelho e são descarregadas em computador.

Medição por termografia

Medição de grandezas elétricas com Harmônicas DHV, etc.

Estas medições são feitas com aparelhos eletrônicos, podem ter garras de corrente como de tensão além dos condutores alimentadores do medidor, alguns medidores possuem até 4 pinças de corrente e até 5 pinças de tensão.

Estes aparelhos tem diversas aplicações inclusive verificação da QEE (Qualidade de Energia Elétrica) em que chegam ao consumidor quanto a qualidade de energia elétrica que devolvem a rede da concessionária, estas feitas na entrada de energia e com precauções de não estar enxergando impedância incorreta.

Servem também para conferencias de quanto realmente está passando por um condutor, se o mesmo está aquecendo e por que. Com estudos de alguns dias, mínimo de 3 dias para conferencia de carga aplicada em transformadores, se possuem distorções harmônicas múltiplas de 3.

Medidor de qualidade de energia elétrica
Medidor de qualidade de energia elétrica

OBS: chamamos a atenção de quaisquer medições no que diz respeito a violar a área de risco abrindo portas e tampas com os circuitos energizados, prevenção de acidentes não podem ser burladas.

Acompanhamento dos serviços

Nunca devem ser feitas intervenções em circuito elétrico desacompanhado, sempre que um terceirizado estiver trabalhando nos circuitos, estes devem estar sendo monitorados por profissionais do local.